23 de janeiro de 2010

Ontem...

... foi dia de reunião de Pais!

Além de se ter falado de como correram as actividades e projectos do 1º semestre, falou-se do que irá acontecer no 2º. Finalmente o Plano de Contigência vai acabar, e por isso mesmo, as actividades vão ser muitas mais (mais passeios e saídas), vamos nós Pais voltar a ter acesso total à escolinha e finalmente voltam as festas e convívios que são sempre muito engraçados!

Do relatório entregue, alguns dados sobre a Matilde :)

A Matilde é uma criança muito meiga que cativa a atenção de todos e por isso conhecida e acarinhada por crianças e adultos. (...) Participa nas actividades com grande empenho e entusiasmo. (...)

A Matilde é uma criança muito sensível, que exprime facilmente os sentimentos. Quando contrariada, fica muito sensibilizada, argumenta e por vezes, chora. Aprecia muito o carinho, o "mimo" do adulto e a atenção dos amigos. É capaz de verbalizar as situações de desconforto.

A Matilde é uma criança que transmite grande ternura e por isso é abordada frequentemente para conversar. Fá-lo com grande satisfação, partilhando novidades ou acontecimentos de forma expressiva. Aprecia bastante a atenção do adulto. Em termos de trabalho de grupo, integra-se em todos os grupos. Valoriza a amizade e mantém a sua relação tão especial com a Inês (Nini... a Amiga de sempre)

(...) Participa na arrumação da sala e gosta de dobrar os lençóis após o descanso. (Quem diria... essa de gostar de arrumar!)

A Matilde é uma criança muito observadora e interessada nos projectos. Nos temas desenvolvidos durante o semestre, demonstrou bastante empenho e compreensão na aquisição de conceitos. (...) demonstrando grande capacidade de imaginação e criatividade. No tema da Família, sentiu-se bastante envolvida e orgulhosa com a sua árvore genealógica. (Deste último tema, se não foi directamente foi um meio "para", passou a ter crises de choro por querer o Vúvú Hilário, que infelizmente nunca o conheceu!)

A Matilde como empenhada que é, adere facilmente às actividades motoras ou jogos de movimento. Executa os jogos de percurso com facilidade. Salta a pés juntos sobre obstáculos e procura o equilíbrio num pé só. (E claro, está... em casa repete tudo o que fez na escola nos dias da ginástica)

Já tem definido o seu lado predominante. (Direito)

Boa coordenação de movimentos. Aprecia a Dança, através da qual demonstra a coordenação de movimentos em simultâneo.

A Matilde explora os espaços com confiança, autonimia e curiosidade (...)

(...) Valoriza a rotina diária, compreende o calendário, apreciando o registo dos dias no mesmo.

(...) exprime-se oralmente de forma perceptível (...) tem bom vocabulário e contrói facilemente frases. Aprecia bastante histórias (...)

Exectua jogos que envolvam o raciocínio de forma organizada e com uma estrutura consistente.

Grande apreciadora das actividades de música, percepcionando muito bem o ritmo e movimentando-se facilmente através da dança. Acompanha o ritmo com instrumentos de percussão.

(...) assiste com grande entusiasmo às propostas de actividade que envolvem a dramatização. Aprecia e dedica-se bastante ao espaço do "Faz-de-Conta", representa episódios das "Winx" ou das "Princesas". Ultimamente organiza brincadeiras com os meninos, em que estes fazem de "Cão" e ela com a sua trela (colar das pérolas) os vai passear! (nem me acredito, que ela põe os meninos a fazerem de cães!!! Uppsss...)

A Matilde demonstra bastante interesse pelas histórias e explora espontaneamente diferentes formas de representação. O espaço da biblioteca é frequentemente procurado pela Matilde. (...) vivencia bastante a história da "Hora do Conto", sendo capaz de imitar as suas expressões e sentimentos. Participa na construção de Histórias.

A Matilde executa sem dificuldade as propostas de actividades relativas às matemáticas. Demonstra grande interesse pelas actividades de experiências, aprendendo facilmente os conteúdos. (...) demonstra interesse pelso jogos e actividades ligada à matemática, nomeadamente reconhecimento numérico. Gosta de organizar e seriar o material.

Muito bem, mas faltou no relatório: a Teimosia! e a Má Disposição de manhã até chegar à escola. De resto realmente demonstra na escola o que é em casa...

5 comentários:

Coisinhas da Dulce disse...

Quanto orgulho, parabens.

Tens uma sorte enorme em teres esse relatórios, assim sabes que têm atenção as coisas dela na escola...

beijocas
Dulce

Jorginho disse...

Muitos parabéns para a nossa Matilde...
Beijinhos grandes.

Isabel disse...

boa Matilde!!!
Eles na escola portam-se tão bem que guardam a rebeldia para casa... :)

Mamãe Nathi disse...

Uma princesa linda d+!!!

Beijinhos***

apm disse...

Muito bem!!
Parabéns Matilde!!

(Elas só se portam mal e são teimosas em casa com as Mães, parece-me!!)

(e este post não aparece no outro sítio...)

Bjo