23 de janeiro de 2010

Ontem...

... foi dia de reunião de Pais!

Além de se ter falado de como correram as actividades e projectos do 1º semestre, falou-se do que irá acontecer no 2º. Finalmente o Plano de Contigência vai acabar, e por isso mesmo, as actividades vão ser muitas mais (mais passeios e saídas), vamos nós Pais voltar a ter acesso total à escolinha e finalmente voltam as festas e convívios que são sempre muito engraçados!

Do relatório entregue, alguns dados sobre a Matilde :)

A Matilde é uma criança muito meiga que cativa a atenção de todos e por isso conhecida e acarinhada por crianças e adultos. (...) Participa nas actividades com grande empenho e entusiasmo. (...)

A Matilde é uma criança muito sensível, que exprime facilmente os sentimentos. Quando contrariada, fica muito sensibilizada, argumenta e por vezes, chora. Aprecia muito o carinho, o "mimo" do adulto e a atenção dos amigos. É capaz de verbalizar as situações de desconforto.

A Matilde é uma criança que transmite grande ternura e por isso é abordada frequentemente para conversar. Fá-lo com grande satisfação, partilhando novidades ou acontecimentos de forma expressiva. Aprecia bastante a atenção do adulto. Em termos de trabalho de grupo, integra-se em todos os grupos. Valoriza a amizade e mantém a sua relação tão especial com a Inês (Nini... a Amiga de sempre)

(...) Participa na arrumação da sala e gosta de dobrar os lençóis após o descanso. (Quem diria... essa de gostar de arrumar!)

A Matilde é uma criança muito observadora e interessada nos projectos. Nos temas desenvolvidos durante o semestre, demonstrou bastante empenho e compreensão na aquisição de conceitos. (...) demonstrando grande capacidade de imaginação e criatividade. No tema da Família, sentiu-se bastante envolvida e orgulhosa com a sua árvore genealógica. (Deste último tema, se não foi directamente foi um meio "para", passou a ter crises de choro por querer o Vúvú Hilário, que infelizmente nunca o conheceu!)

A Matilde como empenhada que é, adere facilmente às actividades motoras ou jogos de movimento. Executa os jogos de percurso com facilidade. Salta a pés juntos sobre obstáculos e procura o equilíbrio num pé só. (E claro, está... em casa repete tudo o que fez na escola nos dias da ginástica)

Já tem definido o seu lado predominante. (Direito)

Boa coordenação de movimentos. Aprecia a Dança, através da qual demonstra a coordenação de movimentos em simultâneo.

A Matilde explora os espaços com confiança, autonimia e curiosidade (...)

(...) Valoriza a rotina diária, compreende o calendário, apreciando o registo dos dias no mesmo.

(...) exprime-se oralmente de forma perceptível (...) tem bom vocabulário e contrói facilemente frases. Aprecia bastante histórias (...)

Exectua jogos que envolvam o raciocínio de forma organizada e com uma estrutura consistente.

Grande apreciadora das actividades de música, percepcionando muito bem o ritmo e movimentando-se facilmente através da dança. Acompanha o ritmo com instrumentos de percussão.

(...) assiste com grande entusiasmo às propostas de actividade que envolvem a dramatização. Aprecia e dedica-se bastante ao espaço do "Faz-de-Conta", representa episódios das "Winx" ou das "Princesas". Ultimamente organiza brincadeiras com os meninos, em que estes fazem de "Cão" e ela com a sua trela (colar das pérolas) os vai passear! (nem me acredito, que ela põe os meninos a fazerem de cães!!! Uppsss...)

A Matilde demonstra bastante interesse pelas histórias e explora espontaneamente diferentes formas de representação. O espaço da biblioteca é frequentemente procurado pela Matilde. (...) vivencia bastante a história da "Hora do Conto", sendo capaz de imitar as suas expressões e sentimentos. Participa na construção de Histórias.

A Matilde executa sem dificuldade as propostas de actividades relativas às matemáticas. Demonstra grande interesse pelas actividades de experiências, aprendendo facilmente os conteúdos. (...) demonstra interesse pelso jogos e actividades ligada à matemática, nomeadamente reconhecimento numérico. Gosta de organizar e seriar o material.

Muito bem, mas faltou no relatório: a Teimosia! e a Má Disposição de manhã até chegar à escola. De resto realmente demonstra na escola o que é em casa...

5 comentários:

Coisinhas da Dulce disse...

Quanto orgulho, parabens.

Tens uma sorte enorme em teres esse relatórios, assim sabes que têm atenção as coisas dela na escola...

beijocas
Dulce

Jorginho e Babá disse...

Muitos parabéns para a nossa Matilde...
Beijinhos grandes.

Isabel disse...

boa Matilde!!!
Eles na escola portam-se tão bem que guardam a rebeldia para casa... :)

Nathália Martins disse...

Uma princesa linda d+!!!

Beijinhos***

Alexandra disse...

Muito bem!!
Parabéns Matilde!!

(Elas só se portam mal e são teimosas em casa com as Mães, parece-me!!)

(e este post não aparece no outro sítio...)

Bjo